domingo, 23 de novembro de 2008

Fronteiras da Responsabilidade

03 de novembro de 2008 às 00:02
Por Colunista Patrícia Centeno

Responsabilidade social, no cotidiano das empresas brasileiras, está cada vez mais presente na forma de consciência e no modo de atuação de seus gestores. Os líderes estão mais envolvidos e preocupados com este tema considerando-o na tomada de decisão. Antes havia somente as demonstrações contábeis, agora os “relatórios de sustentabilidade” são mais transparentes a partir da cobrança dos stakeholders – sendo o pblico interno um dos fundamentais. Hoje, com a mudança cultural, existem empresas que se preocupam com as gerações futuras, respeitando desigualdades e diversidades.
Harmonia entre os pilares econômico, ambiental e social; aprimoramento das relações entre as empresas e seus diversos “stakeholders”; efeito estufa e alterações climáticas têm sido responsáveis pela preocupação em investir parte dos recursos para garantir a sustentabilidade dos negócios. Empresários partem em defesa que nenhuma corporação deve ficar de fora e, embora o foco seja sempre econômico, há como equilibrar os resultados com o fator ambiental e social,com ética e transparência.
ANÁLISE CRÍTICA:
Ao contrário do que se propaga, a influência dos stakeholders, nos dias de hoje, ainda não é suficiente para a mudança de comportamento das empresas. Estes concentram-se nas grandes empresas deixando de lado os pequenos e médios empresários, que ainda resistem a importância da sustentabilidade.Colaboradores e stakeholders devem estar integrados, desde o início, numa operação de co-desenvolvimento interdependentes. A sustentabilidade requer não somente crescimento por parte das empresas, mas desenvolvimento com responsabilidade e cumprimento do que se propõe. Balanço social, com lindas fotos e textos "caprichados" funcionam como fachada e não como retrato das atividades na maioria das empresas. A harmonia entre os pilares econômico, ambiental e social é necessária para que possa acontecer verdadeiramente o ato de responsabilidade social - e nenhuma corporação deveria ficar de fora.