segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Preocupação não é com ações de responsabilidade

Gazeta Mercantil - Valéria Serpa Leite
29 de setembro de 2008

O consumidor ainda está desatento quantoàa responsabilidade empresarial dos fabricantes dos produtos que consomem. Pesquisa mostra que 67% das pessoas das diversas classes e faixa etária entre 14 e 65 anos não prestam atenção às empresas relacionadas aos produtos que consomem. Ressalta que, na classe D, 80% não se preocupa com esse tema. Se o consumidor soubesse que o produto consumido está ligado a uma empresa com programas de responsabilidade social e ambiental esse número cairia para 37%. A maior surpresa está nos 29% das pessoas entre 51 e 65 anos que se preocupam em comprar produtos de empresas com ações sócio-ambientais, contra 11% dos adolescentes. No princípio as empresas cumpriam exigências legais, depois passaram a fazer filantropia, agora estão entendendo que se trata de uma necessidade – o valor delas passa a ser medido, também, pela origem de seu produtos.
ANÁLISE CRÍTICA
Atender bem o consumidor passa a ser requisito.Ouvir, identificar a solução, implementar o mais rápido possível, e isso tudo com qualidade.A partir da conscientização das pessoas a Responsabilidade Social Empresarial caminhará a passos mais largos. Não está mais importando o que as empresas falam de si mesmas e sim o que falam delas. Sem esquecer da responsabilidade refletida em ações sociais, nas quais 67% dos entrevistados, em outra pesquisa, focam suas expectativas.Premiar e punir – infelizmente o Brasil apresenta o menor grau de mobilização nesse sentido.

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